O narrador
A estrutura de RPG é um pouco diferente da estrutura dos jogos com os quais vocês possam estar familiarizados. Em primeiro lugar, não existe nem tabuleiro nem cartas. Em segundo, um dos jogadores precisa ser o Narrador - a pessoa que cria e conduz as histórias.
Ser o Narrador é um pouco parecido com ser o Banqueiro numa partida de Banco Imobiliário, só que é ainda mais importante. O Narrador descreve o que acontece aos personagens como resultado do que os jogadores dizem e fazem. Ele decide se os personagens são bem sucedidos ou não, se sofrem ou prosperam, se vivem ou morrem. Narrar é uma tarefa árdua, mas também muito gratificante: o Narrador é um criador de lendas.
O dever essencial do Narrador é garantir que os outros jogadores se divirtam. Porém, ao contrário dos narradores tradicionais, ele não apenas conta uma boa a história, mas ergue sua estrutura e permite que os jogadores a completem assumindo os papéis dos protagonistas.
Em RPG, contar histórias é alcançar um equilíbrio delicado entre narração e julgamento, entre história e jogo.
Ocasionalmente o narrador precisa montar um cenário ou descrever o que
ocorre (como quando os personagens estão dormindo), mas na maior parte da vezes ele precisa decidir o que ocorre em reação às palavras e às ações dos personagens. Ele precisa ser realista, imparcial e criativo.
Na condição de Narrador, é seu dever interpretar e fazer cumprir as regras. Além disso, você também faz as honras de apresentador, na medida que precisa divertir seus jogadores. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre seus dois papéis.